À Procura do Meu Lugar

143052875_101362431979297_7690276257833557765_o

«À procura do meu lugar» é uma iniciativa promovida com o Município de Valongo no âmbito do V4.0.

É um processo participativo das crianças e jovens na revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que pretende envolver as crianças do 1.o e 2.o ciclo na reflexão sobre o futuro dos seus espaços de brincar, nomeadamente o recreio da escola, o parque infantil, a praça, o jardim ou outros lugares perto das suas residências.

O projeto começou em fevereiro de 2020, quando foi distribuído para todos os alunos de 1º e 2º ciclos das escolas do município um caderno de atividades. Dos 4000 exemplares, cerca de 800 foram devolvidos.

À Procura do Meu Lugar – exposição

Está a decorrer nas escolas do 1º e 2º ciclo do município de Valongo a exposição “À procura do Meu Lugar” que apresenta os trabalhos das crianças que, em 2020, aceitaram o repto lançado pela Câmara Municipal para escolher e descrever quais os seus lugares favoritos e contribuir com propostas de melhorias para os qualificar. O projeto é uma oportunidade para envolver as crianças na construção do futuro do seu território, no âmbito do processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Valongo.

Por acreditar que fomentar práticas de participação junto dos mais novos é fundamental para a construção de sociedades melhores, foi construído um caderno de atividades especialmente dedicado para os auscultar sobre o território concelhio. O resultado foi surpreendente: mais de 500 crianças participaram ativamente preencheram o caderno de atividades, estruturado em quatro etapas – OBSERVAR, PERGUNTAR, INVENTAR e PARTILHAR. Os contributos foram sistematizados e classificados pela equipa do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro e os resultados organizados em sete painéis temáticos, onde está colocado, pelo menos, um texto ou um desenho de cada um dos participantes.

Com o intuito de promover a reflexão coletiva e a experimentação, decidiu-se organizar uma exposição coletiva do trabalho criativo dos estudantes, para permitir que todas as crianças do município, tendo participado ou não, possam conhecer as ideias dos outros, promover a troca de ideias, e incentivar a participação cidadã. É uma exposição itinerante que irá percorrer as escolas do Município, de janeiro a maio.

A exposição também abre as portas para a próxima etapa do processo participativo – a preparação e execução de micro ações experimentais, baseadas nas propostas recolhidas, em dois dos “lugares favoritos” mais identificados pelas crianças – o Parque Urbano de Ermesinde e as áreas próximas do Rio Ferreira, nomeadamente o Centro Cívico de Campo. Estas intervenções, com investimentos de pequena dimensão e de efeito rápido, visam inspirar mudanças de longo prazo e terão de ser planeadas e realizadas com o envolvimento direto das crianças e dos agrupamentos escolares. As reuniões para preparação das micro ações experimentais estão previstas para o segundo trimestre – entre abril e junho de 2023.

Acreditamos que este projeto «À procura do meu lugar» é uma boa ferramenta de ensino-aprendizagem que permite exercitar as competências da oralidade e da escrita e combinar os conhecimentos do estudo do meio, das artes visuais e da cidadania e desenvolvimento. Os desafios do presente podem ser uma forma de reinventar o futuro e de capacitar as nossas crianças para serem cidadãos mais ativos e interventivos.

Acompanhe todo o processo de revisão do PDM através do link: https://www.cm-valongo.pt/pages/1097 e em https://www.facebook.com/aprocuradomeulugar. Contactos: revisaopdm@cm-valongo.pt  e laboratorio3pua@gmail.com

Veja abaixo a galeria de imagens da exposição:

rollup-1-equipamentos-escolares
rollup-1-equipamentos-escolares
rollup-2—parques-urbanos
rollup-3—equipamentos-culturais
rollup-4—proximidade-aos-rios
rollup-5—equipamentos-desportivos
rollup-6—florestas-e-serras
rollup-7–casa—rua—proximidade