Notícias

O sonho de uma “vida normal”

A comunidade cigana do bairro da Anta não deseja nada doutro mundo.

Só uma “vida normal” com dignidade e algumas oportunidades, de trabalho, sobretudo. Sabem o que precisam para ter uma vida melhor, mas defrontam-se com mil barreiras. Não haverá grupo social em Portugal mais marginalizado que o seu.Gostam de viver em comunidade e cultivam um gosto pelo espaço público, mas não querem estar separados do mundo. Como nos dizia a Dona Rosa, “nós não somos bichos”.

A delicada reportagem da jornalista Mariana Correia Pinto que o Público divulgou conta um pouco do que foi o processo de transformação daquela comunidade e dos vários protagonistas institucionais – o L3P da UA, incluído, durante o MaiaInclui e o LABIC Maiainclui – Laboratório de Cidadania pela Inclusão. E conta da melhor forma, dando voz aos atores principais desta história, os moradores.

A mudança desejada por todos é um caminho longo e sinuoso. O que se ensaiou neste processo foi abrir uma boa conversa com os membros da comunidade sobre a mudança, envolvendo-os como protagonistas e não destinatários, e depois experimentar a sua concretização através de pequenas ações de baixo custo e impacto imediato.

Podem ler a reportagem aquihttps://www.publico.pt/…/sonho-vida-normal-ouvir…

Obrigado, Mariana!

Votação Pública até 28 de julho! Projeto coordenado pelo L3P seleccionado para prémio de boas práticas em participação

folheto maia processo participativo

O Processo Participativo da revisão do Plano Diretor Municipal da Maia é um dos finalistas da 7ª EDIÇÃO DO PRÉMIO DE BOAS PRÁTICAS DE PARTICIPAÇÃO após avaliação do júri. Estou certo que todos os envolvidos estão felizes com este reconhecimento e de parabéns pelo notável trabalho realizado. Agora segue-se a votação dos cidadãos que irá ajudar a apurar a classificação final.

Link para a matéria em OFICINA.ORG.PT

Para conhecer um pouco mais do projeto, sugerimos a leitura do artigo de José Carlos Mota, a primeira edição da Revista TerraMaia e a nossa página do projeto.

A votação decorrerá de 4 a 28 de julho, através de portal da Internet https://portugalparticipa.onesource.pt/pt?fbclid=IwAR0470HQ02DZpz2VBAwoMBvHvxi6wu8kgqP_Rx8kxIl74OtfcHrs5VJvWUo

A participação é efetuada em nome individual, mediante a realização de um registo prévio na plataforma (nome, idade, sexo e NIF). Utilize o menu Login no canto superior direito da página:

Para aceder, faça Login no Menu superior direito.

Em seguida, faça o registo utilizando uma das opções disponíveis (facebook, twitter, google, e-mail ou registo padrão):

imagem da tela de registo.

Será então pedido para complementar seus dados:

Imagem da caixa de dados, que permite garantir a participação individual. Assinale que tem mais de 18 anos para continuar.

Para votar, deve seleccionar dois projetos:

Selecione os projetos e clique em “VER VOTAÇÃO” no canto superior direito.

Por fim, confirme seu voto seleccionando CONTINUAR e depois SUBMETER.

Por fim, confirme seu voto seleccionando CONTINUAR e depois SUBMETER.

Pronto. Obrigado por votar!

(*Imagens retiradas do site oficial do concurso para explicar o passo a passo).

Ideias Fixes para Copiar | José Carlos Mota e o Kit A Nossa Rua

Fotografia: Fábio Nóbrega

Matéria da Coimbra coolectiva em 11/03/2022, por Filipa Queiróz.

O professor e investigador da Universidade de Aveiro contou-nos sobre a iniciativa de fechar uma rua ao trânsito para as crianças brincarem e outras de promoção da proximidade e do espírito comunitário na cidade.

Para ler aqui.

Inquérito à utilização da bicicleta em Aveiro

Convidamos os utilizadores de bicicleta em Aveiro a preencher o Inquérito disponível aqui.

O presente inquérito enquadra-se no âmbito da dissertação de mestrado em Planeamento Regional e Urbano da Universidade de Aveiro realizada por Miguel Portela, cujo tema é a promoção e utilização da bicicleta em cidades universitárias de pequena dimensão, sendo Aveiro o caso de estudo.

Estima-se que a duração de resposta seja de 5 minutos. O prazo de conservação dos dados será de aproximadamente de seis meses e as respostas são anónimas.  Se existir alguma questão ou observação encoraja-se os participantes a enviar um email para miguelcfportela@ua.pt