Laboratório Cívico Santiago

PROMOTOR: Coletivo de Cidadãos Inovação Cidadã, Florinhas do Vouga e Universidade de Aveiro
ANO: 2019
SITE
FACEBOOK
MÍDIA

DESCRIÇÃO:
Os laboratórios cidadãos têm vindo a surgir em várias cidades europeias em resposta à necessidade de se aprofundar a democracia participativa e de envolver as comunidades locais na construção de soluções experimentais para alguns problemas do seu quotidiano. Estes laboratórios visam prototipar soluções para problemas urbanos através da experimentação orientada por mediadores, num quadro de envolvimento de cidadãos e de atores locais, para posterior replicação em resultado das aprendizagens.

O Lab Cívico Santiago foi desenvolvido na cidade de Aveiro por um grupo de cidadãos em parceira com IPSS Florinhas do Vouga e investigadores da Universidade de Aveiro. O projeto surgiu inspirado na experiência do “Experimenta Distrito” de Madrid, seguindo sua estrutura metodológica, conseguindo abrir um espaço temporário onde os cidadãos participantes tiveram a oportunidade de partilhar problemas e co-criar formas colaborativas de dar respostas a estes problemas.

O projeto foi desenvolvido durante três meses, através de quatro fases: (1) Diagnóstico, quando as potencialidades, os problemas, atores e instituições locais foram identificados; (2) Chamadas públicas, quando foi organizada e divulgada uma chamada pública para projetos de curto prazo que pudessem ser implementados no bairro, sendo posteriormente selecionados 10 projetos, os quais atraiu diversos colaboradores para organização e implementação dos mesmos; (3) Sessões Colaborativas, quando foram realizadas 6 encontros presenciais com a participação dos propositores, colaboradores e mediadores de cada projeto, com o objetivo de co-criar estratégias para implementar cada proposta no bairro. Por fim, a quarta fase foi a (4) Exposição dos resultados, quando foi auto-organizada pelos participantes uma celebração festiva de todo o processo através da exposição pública dos resultados de cada projeto concretizado no bairro.

EQUIPA DO L3P: Grupo Espaço Público, Mobilidade e Participação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *