BooST- Impulsionar a bicicleta em Cidades principiantes

PROMOTOR: Centro de Investigação do Território Transportes e Ambiente (CITTA) e Universidade de Aveiro (Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais)
ANO: 2018-2020
SITE
FACEBOOK

DESCRIÇÃO:
Nos últimos anos tem-se assistido a uma crescente importância política dada à utilização da bicicleta em meio urbano impulsionado pela necessidade de mobilidade mais sustentável e comportamentos mais saudáveis. Neste contexto, o projeto “BooST – Impulsionar a Bicicleta em Cidades Principiantes”concentra-se em cidades-principiantes e visa disponibilizar conhecimentos técnicos específicos que permitam dar o primeiro impulso na utilização da bicicleta.

O projeto está a desenvolver um Roteiro para Cidades-Principiantes no uso da bicicleta que fornece um conjunto de ferramentas de apoio ao planeamento, incluindo um modelo de avaliação do Potencial Bruto para a Bicicleta (GPC), um modelo de avaliação do Valor Económico para a Bicicleta (EVC) e um modelo Selecionador de Medidas para a Bicicleta (SMB) mais adequadas a cidades-principiantes.

O Roteiro para Cidades Principiantes e as suas ferramentas serão disponibilizados sob a forma de um manual, de uma página Web interativa e através de vários workshops envolvendo autoridades locais e outros stakeholders. Juntamente com um ranking de cidades-principiantes nacionais (de potencial bruto), o projeto irá capacitar a política local com conhecimentos técnicos e argumentos contra as atitudes mais céticas.

EQUIPA
CITTA – Centro de Investigação do Território Transportes e Ambiente
Cecília Silva (Investigador Responsável)
Joana Marques
Isabel Cunha

UA – Universidade de Aveiro
José Carlos Mota (Co-Investigador Responsável)
Frederico Sá
Catarina Isidoro
João Pedro Ferreira

PARCEIROS
ECF – European Cyclists’ Federation
CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
MUBI – Associação pela Mobilidade urbana em Bicicleta
Federação Portuguesa de Ciclismo

APOIO FINANCEIRO
Projeto POCI-01-0145-FEDER-031479 – financiado por fundos do FEDER através do COMPETE2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais (PIDDAC) através da FCT/MCTES.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *